Menu

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Papa Bento XVI renunciará pontificado

Nesta segunda-feira (11/02) o Papa Bento XVI comunicou pessoalmente que deixará pontificado neste dia 28 de fevereiro de 2013 por conta de sua idade avançada.
Bento XVI cujo nome Joseph Alois Ratzinger foi eleito como o 265º papa da igreja católica apostolica romana aos 78 anos de idade. Domina no minimo 6 idiomas, conhece oportuguês e lê perfeitamente o grego antigo e hebraico.
O último papa com este nome foi Bento XV, que esteve no cargo de 1914 a 1922, foi o Papa durante a Primeira Guerra Mundial. Ratzinger é o primeiro Decano do Colégio Cardinalício eleito Papa desde Paulo IV em 1555, o primeiro cardeal-bispo eleito Papa desde Pio VIII em 1829 e o primeiro superior da Congregação para Doutrina da Fé desde Paulo V em 1605.
Como resultado da morte do Papa João Paulo II em 2 de abril de 2005, foi organizado o Conclave de 2005, no qual o 266º Papa de acordo com o Vaticano seria eleito na Igreja Católica Romana. De acordo com a lei canônica o processo de eleição deve começar entre 15 a 20 dias após a morte do último Papa (neste caso entre 17 e 22 de abril). O Colégio de Cardeais anunciou que este conclave começaria na segunda-feira, 18 de abril de 2005. Após quatro votações, em 19 de Abril de 2005 os cardeais elegeram como Papa Joseph Ratzinger, de 78 anos, que escolheu como nome Bento XVI.


Visita ao Brasil

A visita de Bento XVI ao Brasil começou em 9 de maio de 2007 e se encerrou no dia 13. Seu objetivo principal foi dar início à Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho que ocorreu de 13 a 31 de maio de 2007, no Santuário de Aparecida no Vale do Paraíba, estado de São Paulo. Além disso, foi também nessa ocasião que se deu a canonização de Santo António de Sant´Anna Galvão, o Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro, em cerimônia realizada no dia 11 de maio de 2007, em São Paulo.
O Papa iniciou sua visita pela cidade de São Paulo, hospedando-se no Mosteiro de São Bento. No dia 10 de maio, Bento XVI teve um encontro privado com o presidente Luís Inácio Lula da Silva no Palácio dos Bandeirantes onde colocou o carimbo no selo comemorativo de sua visita a São Paulo. No fim da tarde dirigiu-se ao Memorial da América Latina para dar sua bênção e em seguida foi para o Estádio do Pacaembu para o encontro com os (aproximadamente) 35 mil jovens convidados de todos os estados do Brasil e da América Latina onde permaneceu por duas horas.
O papa, além de celebrar missas em Aparecida e na capital paulista, também visitou a Fazenda da Esperança, uma fazenda para recuperação de dependentes químicos, em Guaratinguetá, também no Vale do Paraíba.
Esta foi a primeira visita de Bento XVI ao continente americano, embora quando cardeal, Joseph Ratzinger tenha visitado a cidade do Rio de Janeiro em 1990.

Dia do anúncio da renúncia

Ele fez o anuncio desua renuncia no dia 11 de fevereiro de 2013 afirmando que irá deixar o cargo no dia 28 do corrente mês.
Bento XVI anunciou a renúncia pessoalmente, falando em latim, durante o consistório para a canonização de dois mártires.
O Vaticano confirmou a notícia e afirmou que o papado vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido.
Em comunicado, Bento XVI, que tem 85 anos, afirmou que vai deixar a chefia da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avançada, por "não ter mais forças" para exercer o cargo. O pontífice afirmou que está "totalmente consciente" da gravidade de seu gesto.
"Por essa razão, e bem consciente da seriedade desse ato, com total liberdade declaro que renunciou ao ministério como Bispo de Roma, sucessor de São Pedro", disse Joseph Ratzinger, segundo comunicado do Vaticano.
Sucessor de João Paulo II, Bento XVI havia assumido o papado em 19 de abril de 2005.
A chanceler da Alemanha, país natal do Papa, Angela Merkel, disse que está "emocionada" com a decisão e que vai se pronunciar mais tarde.

Fontes:
g1.com
Wikipédia, a enciclopédia livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário