Menu

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Governo da PB lança programa para distribuir palma resistente a praga

"Palma Resistente" deve distribuir 4,5 milhões de raquetes de palma. Lançamento aconteceu no Parque de Exposições de Campina Grande.
O programa "Palma Resistente", que vai distribuir 200 mil raquetes de palma resistente à praga da colchonilha foi lançado pelo governador Ricardo Coutinho nesta sexta-feira (15), no Parque de Exposições de Campina Grande. Segundo o governador, um total de R$ 4,5 milhões devem ser empregados na primeira etapa do projeto, beneficiando cerca de 20 mil produtores rurais na Paraíba. A estimativa é que, em um ano, os campos de multiplicação gerem cerca de 13 milhões de raquetes de palma resistente.
"São R$ 4,5 milhões investidos na produção de Palma Resistente à praga da Colchonila do Carmim. Mudar a "pele" da terra do semi-árido para avançar", afirmou o governador Ricardo Coutinho em seu microblog pessoal.
O objetivo é combater a praga da cochonilha do carmim, que estaria dizimando a produção da palma forrageira na Paraíba, conforme estudos da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap). A intenção é que cada agricultor de todas as regiões do estado receba mil raquetes de palma resistente. “Essa primeira ação do programa é uma resposta imediata às necessidades do agricultor que sofre com essa estiagem. O agricultor sabe a importância dessa palma nesse período difícil de seca”, comentou o secretário Marenilson Batista.
Além das raquetes, a Sedap fez a entrega simbólica de um caminhão adquirido para suprir as necessidades do programa. O Gabinete da Palma e a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa) orientarão os agricultores por meio de minicursos e apresentações sobre o manejo correto de plantio da palma, a fim de que a cultura resistente atenda plenamente as necessidades do produtor.
O programa “Palma Resistente” faz parte de um conjunto de projetos que pretendem sanar o problema da praga da cochonilha no estado. Na segunda etapa, serão oferecidas melhores condições aos agricultores. “Esse segundo projeto é estruturante, autossustentável e inovador. Iremos entregar as raquetes, os kits de irrigação desenvolvidos pela própria Emepa, as ferramentas e os insumos, e ainda a assistência técnica do órgão. Ou seja, daremos todas as condições para que os próprios produtores consigam multiplicar seu plantio de palma, para que em breve o estado esteja livre da praga da cochonilha”, explicou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário