Menu

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

1º SÍNODO DIOCESANO DA ARQUIDIOCESE DA PARAÍBA






Com o tema " Temos um longo caminho a percorrer" a Arquidiocese da Paraíba inicia os festejos dos 100 anos de elevação da arquidiocese (1914-2014) realiza seu 1º Sínodo na forma de direito ( Cf. CC. 462-468 do CDC).
O Sínodo foi inaugurado em 19 de Novembro de 2011 promovendo seu encerramento para 06 de Fevereiro de 2014. A sessão inaugurau do Sínodo segui até o dia 20 de novembro no seminário diocesano com a presença dos párocos de todas as 81 paróquias que a Arquidiocese da Paraíba abrange. Por isso estava no evento o padre Antônio Monteiro da Paróquia Imaculada Conceição de Cuité de Mamanguape. Todas as paróquias apresentaram seus três delegados que irão estar de frente com responsabiidades de representar suas paróquias em todos os eventos do Sínodo, bem como se respnsabilizar em manter viva a presença dos cristãos católicos apostólicos romanos.
A paróquia de Cuité de Mamanguape Imaculada Conceição, apresentou seus três delegados: Evandro, (Cuité de Mamanguape, Matriz), João (Capim, Comunidade São Sebastião) e Gerson (Olho D`agua, Comunidade São José). Deste modo, o principal objetivo da igreja é avaliar a avaliar a caminhada feita e planejar a ação evangelizadora e pastoral da igreja que embasam-se no múmus profético e régio de Jesus Cristo, legado s todos os batizados. As domens~es desse múmus é (a palavra, a Liturgia e a Caridade) que são constitutivas da identidade, da vida e da missão da igreja.
Deste núcleo central segue a orientação geral do Sínodo: a palavra de Deus, transmitida pela tradição e pelo magistério da igreja, cuja atualização encontra-se nas instituições do Concílio Vaticano. As sessões do Sínodo 2011-2014 seguem obedecendo a um cronograma e a um fluxograma, programados e apresentados pelas três comissões apresentadas que trabalharão em estreita colaboração entre si e com a comissão Sinodal Central: Teológica e Pastoral, Histórica e Patrimonial, Formação para os Ministros Ordenados e Ministros Leigos.
A Arquidiocese da Paraíba apresenta a PAE (Plano de Ação Evangelizadora) que em comunhão com a Conferência de Aparecida (DA) e a CNBB (DGAE), a arquidiocese da paraíba estabelece como objetivo geral de sua Ação Missionária e Evangelizadora, a fromação dos agentes Pastoral (orgânica) e a partir dos lugares privilegiados para o encontro com Jesus Cristo: O ministério da PALAVRA, da LITURGIA e da CARIDADE.
A Arquidiocese já confirmou os seguintes eventos para serem debatidos no próximo encontro previsto para os dias 16, 17 e 18 de Março de 2012:
Igrejas no Brasil;
Exposição de artes sacras;
Paletras;
Presença das religiosas na arquidiocese da Paraíba (As Lurdinas);
Exposição com monumentos importantes que fazem a história da Paróquia ou comunidade;
Palestra cultura e fé, provavelmente em 2013;
Em 2014 Jornal Comemorativo ed. única em 2014 comemorando os 100 anos da arquidiocese.
Além deste encontro já agendado, temos os próximos encontros que serão realizados nos dias 08, 09 e 10 de junho e 28, 29 e 30 de setembro de 2012.
Na ocasião foi apresentado o calendário da chegada da cruz, que vem sendo seguida e levada por todos os fiés em todo o Brasil. A chgada da cruz esta prevista para o dia 03 e ficará na arquidioces até 05 de Fevereiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário