Menu

quinta-feira, 14 de março de 2013

Novo papa é escolhido e novo papa chama-se Francisco I

Os brasileiros acompanharam, com ansiedade, os longos minutos entre o fim do conclave e o anúncio do nome do novo Papa, que já tem data para vir para cá.
Do alto da Capela Sistina para a igrejinha centenária, em Minas Gerais. Assim que a fumaça branca saiu da chaminé, no Vaticano, os sinos da pequena Sabará tocaram.
O anúncio do fim do Conclave parou até grandes cidades. Olhos atentos à TV: quem será o novo papa? E de que país?
“É vizinho, né. Argentina e Brasil. É vizinho”, disse uma mulher.
“O que nós esperamos é algo melhor para o mundo, independente de credo”, ressaltou uma mulher.
Mas em uma sala, na Arquidiocese do Rio, um grupo acompanhou a escolha do pontífice com um interesse muito especial. São jovens que receberão o novo Papa aqui no Brasil, em julho, para a Jornada Mundial da Juventude.
O arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, disse que a agenda do papa na Jornada Mundial da Juventude pode ser ampliada. Francisco I, mais novo que Bento XVI, poderá caminhar entre os fiéis.
O padre Jesus Hortal, também jesuíta, conheceu o cardeal Jorge Mario Bergoglio há quase 40 anos.

“Duas coisas me impressionaram. Primeiro, a finura intelectual. Ao mesmo tempo, a simplicidade no trato”, elogiou Jesus Hortal.
A presidente Dilma divulgou nota em que se congratula com o Papa Francisco, a igreja católica e o povo argentino. A presidente afirma que a visita que o ele fará ao Rio, na Jornada Mundial da Juventude, fortalece as tradições religiosas brasileiras e reforça os laços do Brasil com o Vaticano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário