O prefeito de
João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou no início da tarde desta quinta-feira (17) que está deixando o Partido dos Trabalhadores (PT) e se filiando ao Partido Social Democrático (PSD), presidido nacionalmente pelo ministro
Gilberto Kassab e na Paraíba pelo deputado federal Rômulo Gouveia. O anúncio foi feito durante uma entrevista coletiva, a um ano das novas eleições para prefeito. Com a mudança, o PT perde o único prefeito do partido nas capitais da região Nordeste.
O presidente do diretório municipal do
PT em João Pessoa, Lucélio Cartaxo, irmão do prefeito da capital, também deixa o partido e informou que entregou o cargo de presidente da da Companhia Docas, que ocupava, ao governador Ricardo Coutinho (PSB).
Segundo Luciano Cartaxo, a motivação para a saída do partido é o cenário de crise nacional e os "escândalos políticos". “Temos a clareza de que não podemos ser penalizados pelos erros de terceiros, por questões que acontecem em âmbito nacional”, disse Luciano Cartaxo. "Esta é uma decisão, acima de tudo, pra quem tem coragem", disse o prefeito ao explicar sua saída do partido ao qual era filiado desde 1996, o que, segundo ele, "foi muito bem pensada". "Conseguimos fazer uma leitura clara do cenário para tomar uma decisão segura", acrescentou.
O
presidente do comitê estadual do PT, Charlinton Machado, informou que recebeu uma ligação de Cartaxo por volta das 12h desta quinta-feira informando a saída. Segundo ele, a conversa ao telefone foi rápida e Cartaxo não teria dado detalhes sobre as motivações para a decisão. "Eu lamento a saída do prefeito do PT. Ninguém se elege sozinho. A candidatura foi um produto de um sonho partidário e ele está abrindo mão desse sonho. É lamentável", afirmou.
Com relação à declaração de Luciano Cartaxo de que a saída do PT foi motivada pelos "escândalos políticos", Machado afirmou que considerou a justificativa foi "equivocada". "Não somos corruptos, o PT não é um partido corrupto, temos que ter uma postura de lealdade com a nossa história", disse, acrescentando que a conjuntura política vai ser avaliada durante uma reunião do diretório estadual na manhã da sexta-feira (18).
Segundo a presidente do diretório municipal do
PSD em João Pessoa, a vereadora Raíssa Lacerda, informou que o convite tinha sido feito ao prefeito há dois meses. “Acho que na época ninguém deu credibilidade, mas depois as articulações se fortaleceram com o diretório nacional”, disse.
Com a mudança, o PT perde único prefeito do partido nas capitais do NE.
Presidente do diretório municipal do PT, Lucélio Cartaxo, acompanha troca.
Fonte: Globo.com