Menu

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Mais de doze horas de muitas chuvas em Cuité de Mamanguape

Desde a tarde de ontem, 12 de abril, que chove bastante na cidade de Cuité de Mamanguape, as chuvas começaram a partir das 17:00 hs. Hoje, 13 de abril a cidade ainda amanhece com fortes chuvas, e a população que estava sofrendo com a falta d`agua, agora se preocupa com as fortes chuvas.
A cidade de Cuité de Mamanguape fica numa parte muito alta, portanto, as possibilidades de não ocorrer alagamentos, é praticamente 100% no centro da cidade, mas, na única parte baixa que a cidade possui, conhecido como Cuité de Baixo, existe possibilidades sim de alagamentos, já que faz fonteira com o Rio Cuité. Pois se relembra a maior enxente já ocorrida na cidade, exatamente no ano de 2004, quando duas barragens se romperam. Uma se rompeu pela madrugada, a outra se rompeu na manhã, aproximadamente, 6:00, esta última saiu arrastando tudo o que existia pela frente, inundando algumas casas no Cuité de Baixo, como também arrastou vários animais, como vacas e porcos, alguns ainda sobreviveram, mas a maoiria, acabaram morrendo. A sorte foi que não houve vítimas, mas teve casas que a água chegou a quase dois metros de altura. Uma casa que existia próximo a barragem Cuité, foi demolida pela força da água, vários coqueiros com quase 20 metros de altura, foi derrubado e arrastado pela água, mangueiras, pés de oliveiras, etc.
Muitos açudes que estavam quase secos, agora estão quase transbordandos, os mais pequenos, já estão sangrandos, como exemplo temos a própria Barragem Cuité, que já estava sangrando com as poucas chuvas que tinham caído nos últimos dias. Para algumas pessoas, a chuva foi muito bom para depósitos d`agua, já que em algumas ruas não chega água tratada da Cagepa.
As chuvas também é bom para quem trabalha na agricultura da cidade com plantações de milho, feijão, fava, mandioca, inhame, etc., mas eles acreditam que se as chuvas continuarem, não é muito bom para as plantações de milho, feijão e fava. Isso acaba prejudicando a colheita e a produção para quem utiliza esses produtos para o comércio.
Até as 9:00 hs da manhã deste dia, as chuvas ainda continuavam sem parar, mas até o momento não houve problemas causadas por ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário