Na noite de quinta feira (30/08/18), a professora Paula Cabral de Biologia realizou uma atividade de amostra sobre alimentação. As turmas que realizaram a atividade foram o 3° ano B e C do turno da noite.
Os alunos foram divididos em equipes em que cada em delas realizaram uma amostra sobre alimentação, desde uma alimentação saudável a uma não saudável. A atividade foi organizada da seguinte forma:
cada equipe apresentava um tipo de alimento e o que representava para a saúde humana, como sua importância ou se era prejudicial.
Os temas em destaque na apresentação foram:
Nesta amostra, os alunos desenvolveram tipos de alimentos considerados saudáveis e essenciais para nossa saúde, como mostra as fotos abaixo:
Foi uma atividade que apresentou tipos de alimentos que em muitos casos, as pessoas acreditam ser saudáveis, porém, podem estar sendo enganados, e na verdade são alimentos que podem fazer mal a saúde além de causar sérios danos na pessoa como diabetes, pressão alta, AVC, colesterol, falta de vitaminas, dentre outros.
Como se sabe, uma alimentação natural trás benefícios, fornecem energia para nosso organismo e além disso, há vários tipos de alimentos que possuem propriedades que ajudam a saúde humana. Algumas dessas frutas estão sendo representadas pelos trabalhos realizados por um dos grupos de alunos. Nesta atividade, os alunos debateram e mostraram os beneficisos que alguns alimentos podem nos fornecer.
A Pirâmide Alimentar é um tipo de gráfico que sistematiza os alimentos de acordo com suas funções e seus nutrientes. Importante ressaltar que a principal finalidade dessa organização, consiste em fornecer informações acerca de uma alimentação saudável e equilibrada. A estrutura da pirâmide alimentar indica os alimentos considerados essenciais para a nossa saúde, apresentando aqueles que fornecem os nutrientes necessários para uma vida saudável e para prevenção de doenças.
O peso ideal é a faixa adequada em que sua massa corporal é considerada saudável de acordo com o cálculo do IMC – Índice de Massa Corporal. Conforme o resultado do cálculo, você poderá conferir o seu estado nutricional e verificar se está abaixo do peso ou com sobrepeso. Seu resultado é um alerta para a prevenção de doenças relacionadas à obesidade. Dos 20 aos 60 anos de idade, você já pode calcular o índice e verificar se possui um peso normal ou não. A formula para que você possa saber se esta no peso ideal devemos multiplicar nossa altura por ela mesma, ou fazer nossa altura ao quadrado. Depois é só dividir o peso / altura².
Abaixo estamos mostrando a tabela de IMC:
Baixo peso -------> até 18,5 kg
Faixa de peso ideal --------> de 18,6 à 24,9 kg
Pré-obesidade -------> de 25 à 29,9 kg
Obesidade 1° grau -------> de 30 à 34,9 kg
Obesidade 2° grau -------> de 35 à 39,9 kg
Obesidade 3° grau -------> acima de 40 kg
Abaixo, os alunos mostraram na prática como podemos fazer isso em casa mesmo. Após tirar a altura, e sabendo do nosso peso, podemos calcular e comparar com a tabela de IMC e ver em que colocação nos enquadramos e a partir daí,
Portanto, os alunos realizaram um trabalho muito importante, e que trabalhos e projetos como este devem ser sempre jogado em prática nas escolas, além de orientar os próprios alunos a tomarem mais cuidados com sua saúde, levam conhecimentos a outros. A professora esta de parabéns pelo desenvolvimento do trabalho na escola, e isso é fazer uma educação de qualidade.
Direto da redação: Evandro Faustino