Na noite deste domingo 24/04/2016 tornou-se um dia histórico para a Igreja Católica da cidade de Cuité de Mamanguape a Paróquia Imaculada Conceição. As 20:00 hs, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida chega a Paróquia Imaculada Conceição, onde uma multidão de fies a acolheram com muita fé e alegria.
A pároco local Padre José Alves a acolheu com muita alegria, festa e uma grande carreata que saiu da cidade de Capim para a igreja matriz onde em seguida foi celebrada a missa em homenagem a sua peregrinação pela paróquia.
A programação semanal da visita de nossa Senhora Aparecida será a seguinte:
Dia 25/04/2016 = 19:00 horas - Visita as comunidade da Bonita, Capim Açú, Lagoa Grande e encerramento com santa missa.
Dia 26/04/2016 = 19:00 horas - Visita a comunidade de Olho D`Água e santa missa.
Dia 27/04/2016 = 19:00 horas - Visita a cidade de Capim e santa missa.
Dia 28/04/2016 = 19:00 horas - Visita a comunidade de Lagoa do Félix e santa missa.
Dia 29/04/2016 = 19:00 horas - Visita a comunidade de Inhauá e santa missa.
Dia 30/04/2016 = 09:00 horas - Visita as comunidades de Rio Seco, Cana Brava, Sítio Pedras e santa missa.
Dia 31/04/2016 = 16:00 horas - Visita a comunidade do Sítio Arroz e santa missa.
Dia 01/05/2016 = 07:00 horas - Envio da Santa Peregrina para o santuário de Nossa Senhora da Guia em Lucena. Às 09:00 horas ela será recebida com uma missa de acolhida no santuário.
Durante esta semana todas as comunidades receberão a santa e os fieis poderão fazer seus pedidos, suas orações, seus agradecimentos a esta que está entre nós durante toda a vida. Será uma semana de muitas bençãos para a cidade de Cuité de Mamanguape.
Durante a chegada pessoas se emocionaram, choraram, e puderam ficar bem perto dela.
Nossa Senhora Aparecida Segundo os relatos, a aparição da imagem ocorreu na segunda quinzena de outubro de 1717, quando Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos, conde de Assumar e governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, estava de passagem pela cidade de Guaratinguetá, no vale do Paraíba, durante uma viagem até Vila Rica.
O povo de Guaratinguetá decidiu fazer uma festa em homenagem à presença de Dom Pedro de Almeida e, apesar de não ser temporada de pesca, os pescadores lançaram seus barcos no Rio Paraíba com a intenção de oferecerem peixes ao conde. Os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso rezaram para a Virgem Maria e pediram a ajuda de Deus. Após várias tentativas infrutíferas, desceram o curso do rio até chegarem ao Porto Itaguaçu. Eles já estavam a desistir da pescaria quando João Alves jogou sua rede novamente, em vez de peixes, apanhou o corpo de uma imagem da Virgem Maria, sem a cabeça. Ao lançar a rede novamente, apanhou a cabeça da imagem, que foi envolvida em um lenço. Após terem recuperado as duas partes da imagem, a figura da Virgem Aparecida teria ficado tão pesada que eles não conseguiam mais movê-la. A partir daquele momento, os três pescadores apanharam tantos peixes que se viram forçados a retornar ao porto, uma vez que o volume da pesca ameaçava afundar as embarcações. Esta foi a primeira intercessão atribuída à santa.
Fotos da chegada da Santa a Cuité de Mamanguape