Menu

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Governo discute mudanças de currículo de alunos das escolas estaduais em 2016

Gerentes dos Núcleos Regionais de Educação do Estado se reuniram, nesta quarta-feira (29), para iniciar o debate sobre as mudanças discutidas pelo Governo Federal para unificar o ensino público no País. No próximo ano, o currículo dos alunos de escolas estaduais já pode vir com mudanças, inclusive com novas disciplinas e material didático.
Segundo a secretária-executiva Pedagógica, da Secretaria de Estado de Educação, Roseane Marinho, esse assunto vem sendo avaliado pelo Governo Federal desde 2013, mas só em janeiro deste ano começou a ser colocado em prática. “O Ministério da Educação está na fase de discussão da chamada Base Nacional, com todos os Estados. O objetivo é ver a melhor forma de construir um documento oficial, que sirva de referência para as mudanças curriculares dos alunos e até para a formação e qualificação dos professores”, disse ela.
A previsão é de que esse documento seja apresentado em setembro, para então ser avaliado com os Estados. Assim, ele deve ser finalizado e colocado em prática já em 2016. “A ideia é fazer com que alunos que estão nas escolas da região Sul do Brasil possam estudar na região Norte, que alunos do Centro-Oeste possam estudar no Nordeste e assim por diante, sem prejuízo de calendário ou grandes diferenças na grade curricular”, explicou a secretária Roseane Marinho, destacando que as especificidades de cada região vão ser respeitadas, como é o caso das áreas indígenas, por exemplo.
No próximo mês, um seminário vai marcar o lançamento do debate sobre a Base Nacional de Educação para a sociedade em geral, na Paraíba. Assim, o assunto pode receber sugestões e apoio de diversos setores, não apenas da comunidade acadêmica.

Informações: Governo da Paraíba

UFPB VIRTUAL: Matrículas abertas


Já está disponível a matrícula em disciplinas para os ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO da UFPB, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA (UFPB VIRTUAL), referente ao segundo período letivo de 2015, do período de 27 de julho a 02 de agosto de 2015 (de segunda-feira a domingo), das 10h do dia 27 de julho às 23h59min do dia 02 de agosto.

Os alunos veteranos devem realizar suas matrículas através do endereço www.ufpb.br , selecionando a opção "Aluno Online". A matrícula dos feras será realizada automaticamente, pela CODESC.


Quem estiver com dificuldades para se matricular devem procurar o polo de apoio, informar o problema ao tutor presencial ou a Coordenadora Veralúcia Barbosa durante o período de matrícula.

Direto da redação

domingo, 26 de julho de 2015

Esporte: Nacional é campeão do tradicional torneio de Santana - Cuité de Mamanguape

Mais uma vez o clube de futebol Nacional da cidade de Cuité de Mamanguape foi campeão do tradicional torneio de Santana, ao qual é realizado todos os anos na cidade, sempre no sábado e domingo de Santana.

Imagem 1: Benes Lindolfo - Jornalista

Esse foi mais um dos vários títulos que o clube conquista durante os mais de 25 anos que é realizado. Com uma equipe praticamente mista, o Nacional não se abalou, nem se rendeu aos demais clubes que vieram participar do torneio. Além do Nacional, os outros dois clubes também participaram do torneio, o América (Cuité de baixo) do então presidente e treinador Dedé, e o Cuité esporte clube - Carcará, time do cetro da cidade.


Imagem 2: Benes Lindolfo - Jornalista

O nacional venceu as equipes do Vasco de Inhauá por 2 x 0, depois o Botafogo da Bonita por 1 x 0, e venceu na final o fluminense de Inhauá nos penaltes. O grande foi o goleiro da equipe do Nacional com uma grande defesa nos penaltes, defendendo principalmente o penalte do jogador Ton. O resultado final das penalidades foi Nacional 2 x 1 Fluminense.

Pela manhã quem venceu foi um clube de Olho dágua, cujo nome não nos foi repassado. Também a tarde o América (Cuité de Baixo) ficou em 3º lugar.


sexta-feira, 17 de julho de 2015

Helhinho assume interinamente a prefeitura de Cuité de Mamanguape

O vice prefeito Helinho do PSD assume interinamente a prefeitura da cidade de Cuité de Mamanguape por 18 dias. Segundo informações do então jornalista Benes Lindolfo - Jornal Vale Notícia. Helinho ficará a frente da prefeitura enquanto a atual gestora Isaurina Meireles irá tratar de assuntos pessoais.

Essa é uma atividade normal sempre que o gestor precise se ausentar para tratar de assuntos, seja pessoal ou interesse da prefeitura. Esse prazo pode se prolongar, visto que Isaurininha não resolva seus assuntos e necessite de mais tempo. Helhinho assumiu as atividades de gestor desde dia 15 de julho.

Direto da redação

Deputado Adriano Galdino assume interinamente o governo da Paraíba


Pela primeira vez na história, um filho de Pocinhos, assume interinamente o governo da Paraíba. O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino assume o Governo do Estado a partir desta quinta feira (16). A solenidade acontece a partir das 10 horas no Palácio da Redenção. Além do presidente da ALPB, o presidentes do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti, também assumirá o cargo. Os dois presidentes vão assumir interinamente o governo do Estado em virtude de licença de 10 dias do governador Ricardo Coutinho e da vice, Lígia Feliciano, por motivo de viagem.


O chefe do Poder Legislativo estará à frente do Executivo paraibano no período de 17 a 21 de julho. Em decorrência, o vice-presidente João Henrique, assume a titularidade da Assembleia Legislativa da Paraíba. Na quarta feira seguinte, dia 22, quem assume o Governo do Estado é o presidente do Tribunal de Justiça do estado, Marcos Cavalcanti, em virtude de viagem do presidente da ALPB, Adriano Galdino.


Adriano Galdino afirmou estar honrado com a confiança do governador Ricardo Coutinho, ressaltando ainda importância e responsabilidade do cargo. “Vou honrar a confiança que nos foi dada. Faremos o nosso melhor para atender as expectativas do povo paraibano. É uma honra e uma grande responsabilidade para este filho de Pocinhos assumir o cargo de governador do Estado”, comentou.


Ele também falou da emoção de chegar ao Palácio da Redenção pela primeira vez representando a sua cidade.

“É a primeira vez que um representante de Pocinhos é deputado, é a primeira vez que um filho de Pocinhos é presidente da Assembleia Legislativa e que, de forma interina, vai passar alguns dias como governador da Paraíba. E isto me honra bastante, ser o representante de uma terra tão querida, tão simples que é minha Pocinhos”, disse o futuro governador.


Adriano Galdino confirmou que vai cumprir agenda de viagens enquanto governador interino. Com o anúncio das viagens do governador Ricardo Coutinho e da vice, Lígia Feliciano, o chefe do Poder Legislativo estará à frente do Executivo paraibano no período de 17 a 21 de julho, realizando viagens de trabalho a Campina Grande e à sua cidade natal – é claro.

Como governador interino, Adriano Galdino assegurou que honrará a confiança do governador Ricardo Coutinho. “Eu vou procurar honrar a confiança do governador e honrar a confiança também do povo da Paraíba para que eu possa, nessa interinidade como governador, dar o melhor de mim na busca de uma Paraíba melhor e mais justa para todos”, disse.


Reportagem extraída do site: PBagora

sábado, 11 de julho de 2015

PARÓQUIA IMACULADA CONCEIÇÃO EM FESTA


A Paróquia Imaculada Conceição estará em festa neste sábado (11/07/2015), pois estará formando novos crismandos, pois os mesmos participaram de uma formação por mais de 1 ano.

Serão ao total, 206 que envolvem crismandos da matriz e as comunidades de Capim, Olho D`agua, Lagoa do Félix, Inhauá, Cana Brava, Cuité de Baixo. As festividades iniciam as 16: 00 horas com a formação dos jovens da cidade de Capim e Olho D`agua na cidade de Capim - PB, por também pertencer a Paróquia Imaculada Conceição. 

A decisão de fazer em duas turmas foi do então bispo Dom Aldo Pagotto, que irá presidir as formações do Rito do Crisma, tanto em Capim, como na Matriz. O Padre José Alves esta muito feliz, e espera uma participação muito grande dos familiares e amigos de todos os crismando. Na cidade de Capim, a crisma será realizada na Igreja São Sebastião, as 16:00 horas, a na Matriz em Cuité de Mamanguape, inicia as 18:30.

O Padre pede que todos os crismandos estejam no mínimo 1 hora antes, para se organizarem e receber alguns materiais que falta entregar, por precauções de ocorrer alguns danos, como quebrar ou perda. Os catequistas estarão a espera de todos os crismandos, de acordo com cada turma, para a entrega desses materiais. 

Espera-se aproximadamente 1000 pessoas no ginásio da escola Luiz Joaquim dos Santos, entre crismando, padrinhos, familiares e cristãos que irão prestigiar essa grande festa católica. 

As comunidaes participantes são:

Imaculada Conceição (Matriz)
São Sebastião (Capim - PB)
São João Batista (Cuité de Baixo)
São João Batista (Inhauá)
São José (Olho D`agua)
Santo Antônio (Cana Brava)
Nossa Senhora de Fátima (Lagoa do Félix)

Dessas comunidades dos jovens da comunidade São José (Sítio Arroz) estão participando da formação em Cuité de Mamanguape - Imaculada Conceição, e dois da comunidade São José (Pau D`arco Roxo) participam da formação na comunidade Santo Antônio - Cana Brava.

A celebração será presidida pelo então arcebispo metropolitano da Paraíba Dom Aldo Pagotto, e a participação do pároco local Padre josé Alves e do Padre Toinho (Pároco do Santuário Nossa senhora da Conceição) Pedras de fogo, que será padrinho de alguns crismando.

Padre José Alves convida a todos a participarem desta grande festa da paróquia Imaculada Conceição ( Cuité de Mamanguape - PB).

Direto da redação: Evandro Faustino

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Calendário do PIS - PASEP 2015/2016 pelo banco do Brasil e Caixa Econômica

Tanto o PIS (Programa de Integração Social), como o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público tem como objetivo dar aos funcionários e servidores públicos participação na receita da entidades públicas, sejam elas municipais,estaduais ou federais. 

Os dois benefícios tem mesma função, a única diferença é que o PASEP destina-se aos funcionários públicos, e o PIS aos funcionários de iniciativa privada, sendo este pago apenas pela Caixa Econômica e o PASEP pelo Banco do Brasil.

Tem direito ao PIS-PASEP:
  • Cadastrado no PIS - PASEP em pelo menos 5 anos, a partir de 2010;
  • Tenha recebido em 2014 remuneração média mensal de até 2 salários mínimos;
  • Tenham trabalhado até 30 dias em 2014;
  • Tenham suas informações relacionadas no RAIS e enviadas ao Ministério do Trabalho até 20 de março de 2015.
Quem receber o PIS - PASEP apenas em 2016 irá receber o salário mínimo de acordo com a atualização do novo salário mínimo que entra em vigor a partir de 1º de Janeiro de 2016. Confira abaixo o calendário atualizado para os beneficiários do PASEP 2015/2016:


Para os beneficiários do PIS 2015/2016 siga abaixo o calendário estabelecido pela Caixa Econômica Federal:


O pagamento pode ser realizado por:
  1. Crédito em conta;
  2. crédito na folha de pagamento;
  3. Nos caixas eletrônicos e nos correspondentes caixa aqui utilizando o cartão do cidadão;
  4. Em agências da caixa apresentando o numero do PIS e documento de identificação.
O PIS - PASEP é um direito de todos os trabalhadores, sejam públicos ou privados.

domingo, 5 de julho de 2015

Fortes chuvas deixam caminhos dos distritos de Cuité de Mamanguape alagados, escorregadios e cheios de buracos

Na tarde deste sábado (04/07) a reportagem do blog esteve passando em alguns caminhos que ligam os distritos de Cuité de Mamanguape a Inhauá, Inahuá a Cana Brava, Inhauá a Lagoa do Félix e Lagoa do Félix a Cuité de Mamanguape.

As chuvas dos últimos dias deixaram os caminhos muito emburacados, cheios de poços e bastantes escurregadios. Estivemos andado para poder ter noção da verdadeira situação e constatamos tudo isso que vou citado. 

O objetivo dessa reportagem é trazer para a população que andem com cuidado, não passem pelo meio das poças de água, pois não se sabe a grandeza que esconde cada uma delas. Tem pequenos buracos que são fundos, por que é importante não passar por dentro deles, tomem bastante cuidado com relação a velocidade. Estive de moto, e a velocidade média que pude colocar foi 20  km/h.

Não tem como fazer trabalho de restauração com as máquinas, pois os caminhos podem ficar piores e causar acidentes graves. O blog recomenda e orienta apenas que andem com o máximo de atenção. Um dos trechos mais complicados foi o que Liga Inhauá a Lagoa do Félix, pela grandeza que se formou com as poças de água como mostra a foto abaixo:

Esta foto foi retirada por volta das 14:30 hs, de uma das poças localizada na estrada. Foi tanta chuva que alagou até o desvio feito pelo canavial. 

Uma telespectadora do distrito de Inahuá retirou uma foto do momento das chuvas.

A previsão do tempo para o domingo (05/07) é sol com muitas nuvens, período nublado e com chuvas a qualquer hora do dia. A temperatura  varia onde a máxima pode chegar apenas aos 29º e a mínima 22º. O índice para chuvas é muito alto, e no final da tarde o vento pode atingir os 21 km/h. 

Outra telespectadora de Cuité de Mamanguape retirou essas fotos de sua casa, onde a chuva realmente foi muito forte.


Já essa imagem foi retirada de outra telespectadora que mora no centro da cidade.

Qualquer informação sobre o clima de Cuité de Mamanhuape é só entrar no site: http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/6053/cuitedemamanguape-pb.