Menu

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Supercarro é desenvolvido em Mamanguape

Eles tinham uma paixão, um sonho e muita vontade. Esses eram todos os ingredientes dos quatro idealizadores de um projeto grandioso: fazer um supercarro na Paraíba. Eles nunca trabalharam efetivamente com a construção de carros, mas tiveram vontade e conseguiram fazer uma picape de luxo, a XK Mirage.

Essa turma é da cidade de Mamanguape, na Zona da Mata paraibana. Os participantes do projeto tinham em comum o gosto pelas quatro rodas, então se reuniram e decidiram montar o veículo. O idealizador é Virgílio Ribeiro. Foi ele que provocou os demais a encararem o desafio. A história mesmo começou com a confecção inicial do modelo em 2004, que somente ficaria pronto no fim de 2012.

É de se observar que uma marca automobilística leva em média cinco anos na construção de um carro e gasta muita grana para isso, mas eles conseguiram em pouco mais de sete anos realizar a proposta bem ousada e gastando bem menos. O custo real eles não têm dimensão já que saíram rateando tudo entre os componentes da equipe e comprando produto por produto de pouco em pouco, mas o orçamento passa facilmente dos R$ 500 mil.

Os caras pegaram uma picape Ford F1000 XK Deserter e começaram por aí toda a história. Do carro, ficaram somente o chassi e as fotos para fazer o antes e depois: tudo foi inteiramente arrancado. Também foi herdado do carro antigo o nome. XK, que faz parte do novo nome, é uma referência do carro da Ford.

Até a motorização, e claro não podia ser diferente, foi totalmente modificada. Foi usado um motor da MWM, que depois de modificado ficou com 180 cavalos de potência. A lataria é de chapa metálica e não de fibra de vidro, tudo feito em tornearia e funilaria na própria cidade de Mamanguape sem luxo, apesar de o resultado ser luxuoso. A proposta era fazer um carro esportivo e confortável, por isso, as linhas foram totalmente refeitas, os vidros reduzidos e as portas aumentadas para dar um ar de agressividade. As saídas laterais de ar e os frisos do teto são de inox, material inusitado para o segmento dos esportivos. O teto, aliás, teve mantidos os vincos paralelos da XK.

Os faróis dianteiros se assemelham aos do Palio e a grande da frente é robusta. Dentro da máquina o conforto é garantido e bem diferente do carro original. A ideia de console central foi mantida, mas ganhou os comandos de vidro elétrico e um câmbio sequencial. Os bancos em couro, o volante de carro de corrida, o painel moderno e os tapetes em ferro deixam o carrão ainda mais esportivo.

Nos bancos traseiros cabem três pessoas com bastante folga e como a estrutura é alta por causa do carro antigo, os passageiros ficam sentados com as pernas no ângulo de 90°, pois a altura entre banco e piso é grande. Há saídas de ar-condicionado para trás, tela de LCD de 12 polegadas no teto, encosto de cabeça nos três bancos, cinto de três pontos para todos os passageiros e outros acessórios.

Leia a matéria completa no site Rede de Notícias.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Ministério de musica Ágape: 5 anos

O Ministério de Musica Ágape completou 5 nos de existência nesta quinta - feira 05 de fevereiro de 2015, onde uma missa foi celebrada em ação de graças pelo seu aniversário na comunidade de Pirpirí, na capela Sagrada Família pelo padre José Alves.

O ministério de música foi fundado na época por Evandro Faustino, Meigcelle Santos e Felipe Silva, e outros dois componentes faziam parte do grupo, na época ficou conhecido como grupo das crianças por muito tempo. Com o apoio do então pároco Padre Antônio Monteiro (Padre Toinho), o grupo entrou em um processo de fundação no dia 02 de fevereiro de 2010, onde ainda estava em consolidamento e ajustes para que então fosse decretado como novo grupo da paróquia.

No decorrer dos dias 02 a 05 de fevereiro de 2010, encontros foram realizados e exatamente no dia 05 foi então decretado como novo grupo que iria pertencer a paróquia Imaculada Conceição para animar as missas das crianças, sempre pela manhã do terceiro sábado de cada mês. Evandro, Meigcelle e Felipe encaram de frente a responsabilidade de animar as missas, todos sem praticamente estarem preparados, Felipe tocava teclado, Evandro o violão e Meigcelle cantora. Para complementar o grupo veio ainda Worrana Karina para cantar. 

Durante esses 5 anos, muitos altos e baixos aconteceram, pessoas que participaram do grupo e saíram, missas importantes em que o grupo animou, principalmente nas duas ultimas missas da 1º Eucaristia da Paróquia, uma com padre Antônio e a ultima em 2014 com padre José Alves. Participações nos novenários da paróquia, e convites para outras comunidades e paróquias, onde a mais importante foi para animar a missa de formatura em Guarabira, celebrada pelo então Bispo Dom Lucena. Outra missa muito importante no qual o grupo foi convidada para animar foi em Itapororoca.

A missa de abertura da missão jovem foi animada pelo grupo. Também no novenário em 2014 o grupo participou do show de abertura do novenário no dia 29 de novembro. O grupo viveu muitos momentos importantes em sua trajetória desses cinco anos. Evandro, como o principal responsável pelo grupo, vem trabalhando em busca de melhorar cada vez mais o grupo e crescer, sua intenção sempre foi tocar para Deus, não importa em que momentos.

A missa em Pirpiri marcou a historia do grupo pela comemoração dos seus 5 anos de vida, onde Evandro agradeceu muito a comunidade pelo convite.

Nomes de pessoas que já participaram do grupo nesses 5 anos:
Meigcelle Santos
Worrana Karina
Felipe Santos
Rafaela Araújo
Taissa Santos
Iasmim Souza
Sandy Rafaela
Marcio Dantas
Samuel Lima

Integrantes atual:
Evandro Faustino
Karina Oliveira
Witamara Cabral
Alessandra Oliveira
Natasha Numes
Brenda Rodrigues
Michelly Lima

O ministério de música Ágape agradece muito ao grande incentivador para a formação do grupo, o então padre Toinho (Pároco na época), a todos que de forma direta e indireta ajudam a manter e apoiam o grupo. Agradece aos demais grupos da paróquia Agnus Dei e Arautos do Reino, ao Padre José Alves (padre Dedé) e a todos aqueles que fizeram parte deste grupo.

Que a graça e o amor de Deus e Pela intercessão da bem aventura virgem maria, que este grupo permaneça sempre com o olhar voltado para Deus, acredita na fé e nunca perca as esperanças, e sempre levar o anuncio da palavra e a evangelização através da música.

Fotos que marcaram o ministério de música:









terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Volta as aulas

As aulas da rede estadual de ensino estará voltando nesta segunda feira, dia 09 de fevereiro, em todos os turnos, seja manhã, tarde e noite.

As matriculas terminaram na sexta-feira 30 de janeiro, mas se algum pai, mãe ou responsável, desejar matricular novos alunos, ainda há tempo. Para os alunos veteranos, já matriculados em anos anteriores, e que ainda não renovaram, é necessário que os pais ou responsáveis façam isso e não deixem seus filhos fora da escola, pois a educação é a porta para a vida.

Na rede municipal as matrículas ainda estão abertas, e os pais dos novos alunos deverão levar toda a documentação exigida, fotos 3x4 para matricular seus filhos. As matrículas acontece na própria escola, nos horários da manhã e tarde. Para quem não sabe a localização, fica no centro por trás da Igreja Matriz Imaculada Conceição.

Ainda não há previsão exata, mas segundo informações, as aulas na rede Municipal iniciará dia 02 de março por causa de reformas que estão sendo realizadas em algumas escolas. 

Protesto em frente a Secretaria de Saúde

Um grupo de moradores do distrito de Lagoa do Félix realizaram um protesto no centro da cidade, em frente a Secretaria de Saúde do município de Cuité de Mamanguape.

Segundo as informações repassadas, o protesto foi em porque o secretário de saúde teria retirado a enfermeira chefe do distrito de Lagoa do Félix e colocado outra que se formou a menos de um mês. Muitas pessoas não gostaram da atitude e se deslocaram a cidade para protestar contra a retirada da enfermeira anterior,visto que la já estava trabalhando no município a muitos anos e tem muita credibilidade com todos os moradores. 

As pessoas querem a retirada da enfermeira que substituiu a anterior, se isso não ocorrer ninguém irá se consultar no posto de saúde do distrito. 

O protesto foi parcial, sem destruição, sem violência, sem sérias atitudes que comprometesse alguns patrimônios publico. Informações é que o protesto retornará nesta quarta feira, caso no seja solucionado a volta da enfermeira e a retirada da atual.

Essas foram as informações repassadas, pois se há novas informações que contradizem as atuais, que nos repassem para que tudo fique claro e bem informativo, principalmente de alguém da secretaria de saúde, para que tudo fique bem esclarecido.