Menu

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

idoso foi espancado, não resistiu aos ferimentos e foi a óbito


Nas primeiras horas do último domingo (25) no Sítio Lagoa do Félix, zona rural do município de Mari o idoso João Teofilo dos Santos, mais conhecido como João de Tiba, 67 anos, foi vítima de espancamento por pessoas ainda não identificada.

Ele residia sozinho sob os cuidados de uma vizinha que não presenciou o espancamento e só veio tomar conhecimento na manhã desta segunda-feira (26) quando socorreu o idoso para o Hospital Ortotrauma de João Pessoa em Mangabeira.

A vítima não resistiu aos ferimentos veio a óbito por volta das 13h14 de ontem.

Segundo informações do hospital a violência foi tão grande que o idoso teve sete costelas fraturadas.

Familiares desconfiam que o João de Tiba tenha sido vítima de tentativa de roubo por parte do (s) elemento (s) que o espancaram.

No local reina a lei do silêncio e do medo.

Da Redação

Do Expresso PB

domingo, 18 de agosto de 2013

A forte chuva de domingo alaga rios e açudes

O domingo foi marcado de fortes chuvas durante todo o dia, e segundo as previsões, as chuvas podem continuar nesta segunda e terça feira.

















A ponte do rio Guariba transbordou, mesmo assim não atrapalhou nem impediu que as pessoas passassem por cima. Já a barragem transbordou pelo sangrador e o rio Cuité ficou com muita água. Não se esperava tanto assim, já que as chuvas nesta região não costuma demorar tanto, nem ser tão fortes como foi neste domingo.


 
Outra ponte que quase transbordou foi a Joaquim Cabral, próximo a barragem de Cuité de Mamanguape, e as chuvas entraram na noite sem sessar, apenas ficava mais fraca.

 

Direto da redação: Evandro Faustino


Domingo de muita chuva

O domingo amanhece muito chuvoso com pancadas de chuvas leves, o que para os agricultores é muito bom e sinal de ótima lavoura, principalmente para o feijão ramador, fava, inhame e o milho.

Acompanhe a previsão do tempo para este domingo e o resto da semana.

Domingo:
Graus: Máxima 28º e mínima 22º
Direção do vento: SE
Condição: Chuva
Pressão: 1014 hpa
Intensidade do vento: 13 km/h
Umidade: máxima 91% e mínima 67%
Índice UV: Alto

Manhã: chuva fraca
Tarde: chuva um pouco pesadas
Noite: chuva mais forte
O nascer do sol esta previsto para as 05h28min e o Pôr do sol às 17h22min.
Período nublado com muitas chuvas.

Direto da redação: Evandro Faustino

sábado, 17 de agosto de 2013

Vereador denucia o casal de prefeitos Isaurininha Meireles e Eduardo Brito







Segundo o site FATO A FATO, o Vereador Djair Magno denuncia o casal de prefeitos Isaurininha Meireles e Eduardo Brito. Veja o que diz o site abaixo:
 

Um casal de prefeitos do ‘Vale do Mamanguape’ abandonaram as cidades que administram. A denuncia é do vereador de Cuité de Mamanguape, Djair Magno (PSB), contra Isaurininha Meireles (PMDB) e Eduardo Brito (PR). Ela é prefeita de Cuité de Mamanguape e ele o prefeito de Mamanguape.
De acordo com o vereador, o casal não é visto nas cidades e os serviços públicos padecem com a falta de administração. Os prefeitos estariam vivendo entre atividades comerciais em João Pessoa e Natal-RN, sem escala nas cidades do Vale. “Eles sumiram, abandonaram as duas cidades”, disse Magno.
Djair denunciou que alguns servidores estão com salários atrasados em até quatro meses, disse que não existe uma data base para pagamento, e que gastos descritos no Sagres do Tribunal de Contas do Estado com infraestrutura de estradas não existiram em Cuité de Mamanguape.
O vereador afirma que os PSFs da cidade estão sem médicos e que no posto de saúde não existe se quer enfermeiro de plantão. O caos seria ainda maior nas unidades de saúde em distritos de Cuité.
O parlamentar afirma que o transporte de pacientes está sendo feito de forma irregular, em um tipo de ambulância que a Anvisa já proibiu, e que a viatura adequada está quebrada a cerca de seis meses.
Izaurininha e Eduardo estão em seus segundo mandato já que ambos foram reeleitos em 2012.
Do mais PB

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Aranha caranguegeira aparece em sala de aula e assusta alunos

Uma visita inesperada, uma Aranha Caranguegeira aparece em sala de aula na escola estadual Profº: Renato Fonseca Filho, em Cuité de Mamanguape e assusta alunos do terceiro ano médio.
 
Ainda não se sabe de onde ela apareceu, mas trata-se de um inseto que pode ser venenoso (peçonhento), por sair durante a noite a procurar de suas presas. Certamente ela estava a procura de alimento, mesmo assim não se pode deixar que um inseto desta natureza passeie dentro de sala de aula.
 
A aranha foi retirada e não causou nenhum dano a algum aluno e as aulas continuaram normalmente.
 
 
Direto da redação: Evandro Faustino

Desfile Cívico

A secretária de educação Elvislane Meireles (Vivi), comunica que haverá Desfile Cívico na cidade de Cuité de Mamanguape, e este ano será realizado no dia 13 de setembro.
 
A informação foi repassada ao blog na tarde de ontem (14/08) numa reunião realizada na escola estadual Professor Renato Fonseca Filho, pela diretora Damiana Fernandes, o qual esteve na reunião realizada pela secretária. Na reunião fomos informados que a secretária pede que os alunos estejam em frente as escolas municipais, pois os ônibus saíram as duas horas da tarde, horário local.
 
Este ano, a secretária quer iniciar exatamente as 15:00 hs, para que não fique muito tarde, e todos os alunos possam retornar cedo em suas casas.
 
O evento anual, sempre foi de suma importância, e que é sempre um incentivo a mais para mostrar o que o Brasil conquistou após sua independência. As escolas municipais de Cuité de Mamanguape sempre realizou grandes apresentações, e este ano vem destacando os ESPORTES, fato que vem tendo grande destaque no nosso pais. Cada escola irá trazer uma visão do crescimento esportivo, já que este ano o grande evento foi a copa das confederações, e ano que vem a Copa do Mundo.
 
Pelas informações, a escola Luiz Joaquim vem destacar a grande conquista do Brasil, "A COPA DAS CONFEDERAÇÕES", conquistada em junho do corrente ano. Algumas escolas irão destacar a Brasileirão, um campeonato cheio de grandes emoções, com grandes clubes.
 
O Desfile Cívico tem o apoio da Prefeitura Municipal de Cuité de Mamanguape - PB (Prefeita Isaurininha), e organização geral da Secretaria de Educação de Cuité de Mamanguape, (Secretária Elvislane Meireles).

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Pavimentação da estrada que liga Cuité de MME e distrito de Lagoa do Félix

Com a chegada das novas máquinas conquistada com recursos próprios pela prefeitura municipal de Cuité de Mamanguape, a estrada que liga Cuité ao distrito de Lagoa do Félix foi pavimentada, ou seja, recuperada.











A estrada estava muito danificada, cheia de buracos por causa das fortes chuvas que ocorreram na paraíba, e com isso, não podia se fazer muita coisa, a que se fosse feito as chuvas prejudicaria de novo.  A rodagem ficou bem melhor, plana, sem buracos, completamente pavimentada até quase o centro do distrito de Lagoa do Félix, o que melhora para quem se desloca para esses lugares, de Cuité a Lagoa do Félix e Lagoa a Cuité.

Para quem viaja para esses dois lugares podem perceber o quanto a terraplenagem na estrada ficou boa.

O ônibus da viação Rio Tinto não estava passando por esta estrada pelas condições, ainda não fomos informado se a voltou ao normal, mas o ônibus vinha de Capim a Cuité e voltava, não passando mais por Inhauá e Lagoa do Félix.






No caso de Inhauá, acredita-se que o responsável pela pavimentação da rodagem seja a prefeitura de Sapé, pois de Lagoa do Félix a cidade de Cuité de Mamanguape á esta pronta como podemos perceber nas imagens abaixo:

 
 
 

A rodagem está em perfeitas condições de trafego, o que melhorou para os ônibus escolares que passam por esse caminho até a cidade com os alunos.

Direto da redação: Evandro Faustino

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Casa Lotérica UCO LOTERIA foi alvo de assalto

A casa lotérica UCO LOTERIA foi assaltada na manhã desta segunda feira por dois homens que chegaram a paisana.
Segundo informações, os dois elementos estavam numa moto CG TITAM HONDA, cor não identificada, nem modelo, mas afirmaram que os dois antes de efetuar o assalto passearam um pouco pelo centro, deram duas voltas pela delegacia, quando perceberam que não havia policiamento, pararam a moto em frente da casa lotérica, pelas informações, um ficou na moto enquanto o outro entrou e efetuou o assalto.
Percebe-se que a facilidade e a acomodação é tão grande, que os assaltantes não se preocuparam, mesmo tendo uma quantidade grande de pessoas na câmara municipal cadastrando títulos eleitorais. Os dois elementos fugiram e ate o momento a policia não localizou nenhum dos malfeitores, mas espera-se que possam pegar informações pela câmera interna da casa lotérica e possam chegar aos criminosos.


Direto da redação: Evandro Faustino

UAB Virtual abre matriculas nesta segunda feira 12 de agosto

A Universidade Federal da Paraíba, sistema UAB Virtual, abre matriculas para os alunos antigos, pois os mesmo devem se matricular pessoalmente, pois as matriculas não são automáticas como no inicio.
O aluno devera entrar no site auto serviço discente ou se direcionar ao polo de apoio presencial, onde na cidade de Cuité de Mamanguape se localiza no centro da cidade, por trás da igreja matriz, na escola municipal Luiz Joaquim dos Santos.

podem procurar auxilio a coordenadora Veralúcia Barbosa ou um dos tutores presencial que estiverem presente no polo.

Para se matricularem automaticamente, acesse o site do auto serviço abaixo informando a matricula e a data de nascimento.
No site você encontra todas as informações, bem como pode consultar seu histórico escolar estudantil, alterar sua senha de acesso, dentre outros. Não deixe pra ultima hora, pois pode ocorrer imprevistos como falta de internet ou falta de energia.

Site: https://www.ufpb.br/AutoServico/discente.html

sábado, 10 de agosto de 2013

Entretenimento: Aniversário de Natalia Cabral

Aniversariou-se nesta sexta feira (09/08) a jovem Natalia Cabral, filha da comerciante Penha, e com isso o blog deseja-lhe muitas felicidades, realizações, e sucesso na sua vida.
 
Mensagem
 
Fazer mais um ano de vida é poder contemplar mais uma escada da vida, é construir a cada dia os caminhos que devemos seguir, avaliar o que foi de ruim no ano que passou e reconstruir aquilo que não deu certo. É ter a certeza que a vida é bela e deve ser vivida com muita alegria e amor, aproveitando cada segundo que temos, e construindo nossa felicidade.
 
Que o mundo não lhe ensino aquilo que você não quer aprender;
Que o mundo não lhe ensine a caminhar nas estradas erradas;
Que o mundo não lhe ensine o caminho da desunião;
Que o mundo não lhe ensine a ser egoísta;
Que o mundo não lhe ensine a deixar de amar quem te ama;
Que o mundo não lhe ensine o caminho da perseguição;
Que o mundo não lhe ensino o caminho da perdição;
 
Mas ensine ao mundo o caminho do amor, do respeito, da humildade, da perseverança, da felicidade, da união, da sinceridade, da verdade e da justiça. Estes são os caminhos que somos responsáveis para ensinar ao mundo de hoje. 

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Desfile da independência pode não ser realizado este ano

Segundo informações de alunos da escola municipal e estadual, saiu comentários na rua que se diz que desfile tradicional da independência poderá não ser realizado este ano pela prefeitura municipal de Cuité de Mamanguape.

Alguns alunos já estão com raiva e dizem que irão ligar para a rádio correio do vale, pois se esperava que este ano se procedesse como todos os outros anos. Se caso não for realizado, será fato inédito, pois é pela primeira vez na história da cidade que um desfile cívico deixa de ser realizado.

No ponto de vista da maioria dos cuiteenses esses problemas não deveriam estar acontecendo e assim, diz uma dos alunos: "afinal de contas, a atual gestora foi reeleita com mais de 800 votos, e com isso deveria ter o mínimo de respeito pelo povo cuiteense".

Espera-se que o desfile seja realizado, pois é um evento muito importante para a cidade, onde o movimento gera renda para os comerciantes, além de receber mais de 2 mil pessoas que gostam de privilegiar o evento de perto.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Atos de vandalismo na escola Luiz Joaquim dos Santos

Informações repassadas na manha desta quinta feira a nossa edição, alunos da escola municipal Luiz Joaquim dos Santos realizaram atos de vandalismo em quase todo o prédio da escola.
 
As informações foi que os atos iniciaram no turno da tarde onde três alunos forçaram, arrebentaram um portão que se localiza no final do muro da frente da escola, próximo a uma barraca. Mas os atos mais presenciados foram no turno da noite onde quase todos os alunos quebraram portas, janelas, mais de 6 lâmpadas, além de quebrarem as lâmpadas, alguns roubaram.
 
A escola possui apenas dois vigilantes, e no horário de ontem só continha a presença de um dos vigias, conhecido por Edmilson.
 
No turno da noite o vigia não pode fazer nada, já que ele estava sozinho e tomar atitudes nesta hora poderia levar a problemas com alunados, afinal de contas, esses atos devem ser entregues a policia e ao conselho tutelar, para que providencias sejam tomadas, além da direção da escola ser mais rude e autoritária. Uma escola com a quantidade de alunos acima de 200, não pode ter apenas dois vigilantes, imagina apenas um. A escola possui dois blocos, um abaixo e outro acima, mantendo uma distancia de mais de 200 metros, por causa do ginásio, e por esse motivo deve possuir no mínimo quatro vigias.
 
Se a escola continuar assim, antes de terminar o ano letivo, não existira cadeiras, lâmpadas, portas, e talvez até o muro seja derrubado, são comentários de pessoas que se deram contas do caso ocorrido. O conselho tutelar e a policia deve ser acionada e tomadas as providencias, os país dos alunos, caso for reconhecido devem ser informados, para que esse tipo de atitudes não volte a acontecer.
 
 
Direto da redação: Evandro Faustino  

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Motos apreendidas

Na tarde desta terça feira (06/08)no centro da cidade de Cuité de Mamanguape, duas motos modelo CG 150 Honda, cor vermelha foram apreendidas pela policia militar da Paraíba.
Segundo informações, as duas motos estavam paradas perto de um dos mercadinhos, localizado no centro da cidade, foi quando a policia achou suspeito as duas motos, pois ambas não tinha placa, o que torna irregular perante o código de transito brasileiro no qual permite o emplacamento de todos os veículos automotores. Como as duas motos estava sem placas, a policia fez a apreensão, levando para a delegacia distrital de Mamanguape - PB, onde deverá ficar presa até que o representante legal compareça com a documentação legível como proprietário do veiculo.
Não foi confirmada a apreensão de nenhuma pessoa, apenas das duas motos. Na cidade de Itapororoca foi feita uma blitz, no qual gerou a prisão de mais de 30 motos com irregularidades, portanto, é importante que todos os proprietários de veículos possam mantê-los em dia para que não ocorra o mesmo.


Direto da redação: Evandro Faustino.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Cuité de Mamanguape ocupa a 219º posição na lista do IDH dos municipios da paraíba


Divulgada a lista do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 2010, e a cidade de Cuité de Mamanguape passou a ocupar a posição 219º dos 223 municípios da Paraíba. Para quem não sabe o que é IDH, veja abaixo:

Definição

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um índice que serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. O relatório anual de IDH é elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da ONU.

Este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais. O IDH vai de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. Este índice também é usado para apurar o desenvolvimento de cidades, estados e regiões. No cálculo do IDH são computados os seguintes fatores: educação (anos médios de estudos), longevidade (expectativa de vida da população) e Produto Interno Bruto per capita.

De acordo com dados para 2012, o IDH do Brasil é 0,730 (85º entre 187 países). Embora apresente deficiências no sistema educacional, o IDH do Brasil é considerado de alto desenvolvimento humano, pois o país vem apresentando bons resultados econômicos e sociais. A expectativa de vida em nosso país também tem aumentado, colaborando para a melhoria do índice nos últimos anos.

Você pode analisar os dados do estado da Paraíba no link abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_munic%C3%ADpios_da_Para%C3%ADba_por_IDH


Fontes:
Ecologia e desenvolvimento humano
Wikipédia, a enciclopédia livre

Preso em Mamanguape presidiário que estava em regime semi aberto

Presidiário no regime semiaberto é preso praticando assaltos em Mamanguape! José Mario Francisco da silva vulgo Mario, 24 anos assaltou na manhã de ontem a Padaria do Grande no Alto do Cemitério, na tarde de hoje Mario tomou de assalto uma moto é ainda assaltou um Mercadinho na Rua do Meio a pós uma perseguição de uma Guarnição da PM comandada pelo CB Bernardino ele foi em Cana.

 Esse elemento já responde pelo artigo 121.Homicídio,o crime foi praticado na cidade de Ingá.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Alunos do turno da noite da escola estadual ficaram mais de quinze dias sem aulas.

O motivo que os deixou foi que o ônibus escolar, conhecido como amarelinho por ser do governo federal, quebrou e o motorista não quis colocar a vida dos alunos nem a dele em risco. O ônibus havia quebrado a mais de quinze dias, e com o problema quase que acontecia um acidente grave, por experiência do motorista, isso não aconteceu.

Os alunos que estudam no 3º ano EJA foram muito prejudicados, bem como o 3º ano B noite, que com a falta de ônibus, não tinha como se deslocar a escola. Segundo informações de alunos, eles procuraram a secretaria de educação do município de Cuité de Mamanguape, no qual assinou vinculo com o governo do estado para enviar os ônibus para a escola. Os alunos afirmaram que a secretaria teria comunicado que o ônibus seria concertado logo.

Duas semanas depois, ainda estavam sem ônibus, foram no fórum em Mamanguape mas não conseguiram falar com a juíza responsável por Cuité de Mamanguape. Na tarde desta terça feira (30/07), a diretora e um dos secretários escolar foi falar com a secretária de educação mais uma vez, e segundo eles, a secretaria afirmou que não estava sabendo de nada sobre o defeito do ônibus.

Tentaram falar com a prefeita, mas ela não atendeu a nenhum dos telefonemas.

Na quarta feira o problema foi resolvido e os alunos já podem esperar o ônibus em seus locais de parada, e com isso as aulas voltaram ao normal no turno da noite.

Direto da redação: Evandro Faustino

Cuite de Mamanguape realiza recadastramento biométrico

O recadastramento biométrico já esta sendo realizado na cidade de Cuité de Mamanguape - PB, e esta sendo realizado na câmara municipal casa Maria da Luz - centro.
Para os eleitores de Cuité de Mamanguape, estes devem comparecer com os seguintes documentos:

RG (Carteira de identidade)
CPF ( Cadastro de pessoas Físicas)
Comprovante de residência (papel de luz, cartão de banco ou fatura, etc)
Título eleitoral

O recadastramento biométrico é simples e rápido, portanto, os leitores não devem deixar para a ultima hora, pois com o recadastramento o cidadão fica apto a realizar muitas coisas como tirar passaporte, fazer concursos públicos, tirar documentos, como o CPF, etc.

Segundo informações, o prazo é de três meses, mas é importante que façam o seu o mais rápido possível para que não acabem perdendo o prazo, sem o recadastramento, seu titulo fica invalido.

Direto da redação: Evandro Faustino