Menu

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Quase 20 hs de chuvas sem parar em Cuité de Mamanguape

Muita chuva na cidade desde a noite de ontem (27/06) deixa moradores do Cuité de baixo perocupados, isso porque o Rio Cuité passa entre o Cuite de baixo e Alto das Missões, as preocupações com enchentes são grandes, após terem sofridos muito com as enchentes de 2004,quando chegou a inundar algumas casas próximas ao rio.
As chuvas iniciaram por volta da 19:00, apenas variava entre fortes e fracas, mas não parava de forma alguma, na manhã desta quinta-feira o Rio Cuité teve um aumento muito grande, subindo mais de três metros acima do seu nível normal, e como o paredão e o comprimento ainda são grandes e altos, a enchente não chegou a invadir nenhuma casa. Por volta das 11 horas na manhã o Rio voltou a subir com mais rapidez, e a população ficou com um pouco de medo ue as águas subisse mais e as casas fossem afetadas e as pessoas que estavam no local ficaram com um pouco de medo, mas a água não chegou a subir tanto.
Na passagem molhada que foi feita ligando Cuité de Mamanguape e o distrito de Lagoa do félix ficou completamente inundada, aparecendo apenas as pontas das colunas ao lado. Depois que a água baixou um pouco alguns moradores arriscaram e passaram para o outro lado, mesmo sabendo que estavam correndo risco de vida.
A chuva só parou por volta das 16 horas, o que deixou a população mais tranquila, apesar das previsões ser de mais chuvas para amanhã na cidade. Espera-se que não seja tão forte como foi entre quarta e quita-feira. Pessoas que estavam no local foram observar e viram de perto o como eram fortes as passagem das águas.
Nossa equipe esteve no local além de pessoas que presenciaram e nos trouxe imagens da enchente na hora que estava bem acima do nível do rio.

veja imagens da enchente:








 Edição: Evandro
Fotos: Felipe Barbosa e Evandro

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Quadrilha Aconchego em Cuité de Baixo ( Video )

Abaixo temos um trecho da brilhante apresentação da Quadrilha Aconchego da cidade de Cuité de Mamanguape, a quadrilha que foi denominada como a quadrilha do Pro-Jovem Cuitéense.
Esta apresentação abaixo foi em Cuité de Baixo ( 23-06-2012 ).


segunda-feira, 25 de junho de 2012

Quadriha Aconchego de Cuité de MME faz grande apresentação e encanta


Segundo os expectadores que assistiram as apresentações das quadrilhas juninas no Cuité de Baixo, a quadrilha Aconchego da cidade fez uma linda apresentação que encantou os expectadores que ficaram admirados com as coreografias da quadrilha.
A quadrilha foi a segunda a se apresentar no salão, a primeira foi a Brilho da Noite de Cuité de Baixo, e a ultima foi a Estrela da noite. A quadrilha ainda irá se apresentar no centro da cidade no Arraiá do São João do Luiz Joaquim que foi cancelada, no qual seria realizado no dia 21 de junho.
Logo após a apresentação das quadrilhas a festa ficou por conta das bandas que iniciou por volta das 00:00 e a super banda PIMENTA DE CHEIRO que encerrou a festa.


Abaixo temos as fotos da apresentação da Aconchego, curtam.


























 

sábado, 23 de junho de 2012

Convenção do PSB em Cuité de Mamanguape

Na noite desta sexta-feira o PSB que hoje é partido de João Dantas de Lima realizou sua convenção partidária na antiga sede no centro da cidade.
A convenção teve a participação de muitos eleitores, cabos eleitorais e pré-candidatos a vereadores e prefeito da cidade pelos partidos PSB, PTB, PSDB, PT, DEM, PRP, PSC e PSL. Na convenção tabém teve a presença de alguns canditados a prefeito de cidades vizinhas, como o vice prefeito de Araçagí, candidato a prefeito de Rio Tinto, e prefeito de Curral de Cima, bem como representantes do Governo do Estado da Paraiba, a exemplo de Almir.
Durante a convenção foram apresentados alguns pré-candidatos a vereadores como Jair, nome mais cotado a uma vaga na câmara municipal, Patrão, Ana Alice (distrito Violeta), Joaninha  (distrito de lagoa do Félix), Juarez (Distrito Arroz), Raquel (distrito Inhauá), dentre outros que irão conhecer quando iniciarem as campanhas políticas que segundo advogado, iniciarão no dia 06 de julho.
Também foram apresentados os atuais vereadores de sustentação da oposição de Cuité de Mamanguape e que também estarão lutando por uma vaga para permanecer na câmara municipal.
O canditado é mesmo João Dantas de Lima, que estará concorrendo a mais uma eleição, sendo a terceira dele. Foi apresentado no momento a canditatura de Josikelly, filha do vereador Juarez de Inahuá, uma jovem que promete unir forças para conquistar as eleições de Cuité de Mamanguape e junto com o João Dantas administrar a cidade com muita fé em Deus (disse a candidata Kelly).
A apresentação de Kelly como vice prefeita na chapa de João Dantas teve o apoio de todos os cabos eleitorais e vereadores.

veja mais fotos da convenção de João Dantas de Lima:






Continuação das festividades juninas

O são João de Cuité de Mamanguape continua neste dia 23 de junho em Cuité de Baixo, onde a atração será por conta da banda PIMENTA DE CHEIRO e apresentações de quadrilhas juninas.
A quadrilha Aconchego fará sua grande apresentação no salão onde anualmente é organizado a tradicional festa junina de Cuité de Mamanguape. Cuité de Baixo esta em festa e também terá uma quadrilha a se apresentar, a quadrilha brilho da noite, que todos os anos se apresenta ao vivo neste local.
A tradicional quadrilha tem o apoio da prefeitura municipal de Cuité de Mamanguape e de alguns comerciantes. Espera-se que façam um ótimo são João, e que seja festejado com muita paz e alegria.
O Blog não estará realizando a cobertura porque não estaremos presentes no local, mas vamos receber todas as informações da festa, bem como algumas imagens das festividades e das apresentações locais.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Número de mulheres mortas na PB em 2012 supera 2011

Até a madrugada desta quarta-feira (20), 65 mulheres tinham sido mortas.
Segundo Centro 8 de Março, em 70% dos casos parceiros são os autores. Segundo dados da organização não governamental (ONG) Centro da Mulher 8 de Março, do dia primeiro de janeiro de 2012, até a madrugada desta quarta-feira (20), 65 mulheres foram assassinadas na Paraíba. O número de homicídios apenas até a metade deste ano supera o registrado em todo o ano passado, que foi de 41 mortes, segundo a ONG.
De acordo com a coordenadora geral do Centro da Mulher 8 de Março, Irene Marinheiro, em cerca de 70% dos casos de mulheres assassinadas, o autor do homicídio é um parceiro ou ex-parceiro da vítima. “Como a sociedade se baseia no machismo entendo que o homem se sente dono de tudo, até da mulher. Não aceitam que elas se separem dele, veêm como propriedade. Isso não é amor, entendo que é como sadismo porque quem ama não mata, quem ama protege. E o mais triste disso tudo é que acontece com a pessoa que a mulher mais confia e no local que ela se sente segura, o lar dela”, explicou Marinheiro.
Os três últimos casos a entrarem para as estatísticas do Centro da Mulher 8 de Março em 2012 aconteceram na terça-feira (19). Além da professora da Universidade Estadual da Paraíba, Briggida Rosely de Azevedo Lourenço, encontrada morta com sinais de asfixia em seu apartamento em João Pessoa. Já em Cabedelo, na Grande João Pessoa, uma mulher sem identificação foi encontrada morta. No município de Mamanguape, no Litoral Norte, e uma mulher foi assassinada a facadas por um homem de 21 anos. Entre os três homicídios, a polícia prendeu apenas o suspeito do homicídio cometido em Mamanguape. Ainda segundo a coordenadora da ONG 8 de Março, a violência psicológica é a primeira etapa para um possível violência física. “A violência psicológica acontece quando o parceiro destrata verbalmente a mulher, a chamando, por exemplo, de burra, idiota. A mulher não considera violência, então passa para o primeiro tapa. Ele pede perdão e ela aceita. O que pode se aprofundar até chegar em um assassinato”, comentou Irene Marinheiro.
Além da ONG 8 de Março, situada na Av. Duque de Caxias no Centro de João Pessoa João, as mulheres vítimas de violência podem procurar apoio também no Centro de Referência da Mulher, na Av. Afonso Campos também no Centro da capital. As denúncias devem ser registradas na Delegacia da Mulher Vítima de Violência, na Av. Pedro II. Na Paraíba existem oito delegacias da Mulher. Na região metropolitana da capital elas são localizadas em Cabedelo, João Pessoa, Santa Rita e Bayeux. Outras unidades podem ser encontradas em Guarabira, no Agreste paraibano, e Patos, Souza e Cajazeiras, no Sertão do estado.
O Centro da Mulher 8 de Março reivindica delegacias especializadas da Mulher em Monteiro, na região da Borborema e Pombal, no Sertão. A ONG indica que onde não existe Delegacia da Mulher, a vítima de violência deve procurar a delegacia comum da cidade mais próxima. “Só haverá diminuição nos casos de morte, a medida que as mulheres resolverem denunciar seus agressores”. concluiu a coordenadora geral do Centro da Mulher 8 de Março.

Fonte: G1.com

Governo do estado antecipa 13º salário para dia 20 de junho 2012

Os servidores públicos estaduais já podem se programar para festejar o São João. O Governo do Estado vai pagar a primeira parcela do 13º salário ao funcionalismo estadual no dia 20 deste mês. Aproximadamente 110 mil servidores terão 50% do 13º salário creditado na sua conta bancária.
A antecipação do pagamento atende a todos os funcionários públicos civis e militares, ativos e inativos da administração direta e indireta. A outra metade será paga em dezembro, da mesma forma como aconteceu no ano passado.
O custo do pagamento de metade do 13º salário para os cofres públicos é R$ 89 milhões. Somando este valor com a Folha de Pessoal de junho, que deve ser paga na última semana do mês, o montante chega de R$ 260 milhões, valor injetado na economia pelo Governo Estadual em apenas um mês.
“No ano passado também antecipamos o pagamento do 13º salário e recebemos uma resposta muito positiva dos servidores e também do comércio. Mais dinheiro circulando significa maior poder aquisitivo, o que gera consequentemente maior movimentação da economia e, por isso, geração de emprego e renda”, afirmou a secretária da Administração, Livânia Farias.
Livânia lembrou ainda que, este ano, a antecipação do pagamento do 13º e a injeção imediata e direta desse montante na economia têm uma importância ainda maior diante das dificuldades que muitos paraibanos vivem por causa da seca. “Injetar R$ 260 milhões na economia em apenas um mês é uma forma de otimizar a circulação do dinheiro, contribuindo para amenizar os efeitos da estiagem prolongada no dia a dia dos paraibanos”, concluiu.

Políticas: Genilson Dutra junta-se ao grupo de Isaurininha

Na tarde de ontem foi comunicado que Genilson Dutra teria passado para o lado de Isaurinha Meireles atual prefeita da cidade.
Na manhã de hoje foi realmente confirmado em uma entrevista ao vivo na Rádio Correio do Vale FM, onde estavam os dois políticos, além de outros e confirmaram a união entre os dois partidos, o PP de Genilson e o PMDB de Isaurininha. Genilson Dutra que anteriormente seria candidato a prefeito contra a atual gestão, agira será apenas canditado a vereador pelo partido do PP e aliado ao PMDB.
Uma das coisas que achei muitolegal no que ele fez na entrevista na rádio foi ter falado na frente de Isaurininha que não concordava, e ainda não concorda com a atual gestão, e que deve melhorar, e é isso que ele quer fazer. Quando um político que antes mete o pau em um candididato e tempo depois junta-se a ele, nunca fez o que Genilson disse, sempre diz que estava enganado e que agora conhece o camarada e tal. Genilson falou que não concordava coma gestão da prefeita e continuou dizendo, ou seja, teve caracter de dizer e manter a palavra.
Esta é a visão dele, onde ele diz o que pensa, apesar de ninguém gostar, mas para ele esta é a realidade.
Ainda não se sabe bem quando será as convenções políticas dos dois candidatos a prefeitos de Cuité de Mamanguape, mas acredita-se que está próximo, pois os partidos políticos tem até dia 30/06 para realizarem suas convensões, dizem que na idade de Capim de Mamanguape, uma das convenções será no próximo domingo dia 24/06, não confirmado ainda de quem será a convenção.
Falam que em cuité de Mamanguape a convenção do PMDB será no próximo dia 27/06 mas não se sabe se é uma data verdadeira, acredita-se que as candidaturas de prefeito e vice serão os mesmos nomes Isaurininha (prefeita) e Helhinho (vice), falta a confirmação apenas de todos os vereadores no qual será conhecido certamente após as convenções partidárias. As movimentações políticas começam a partir de 07/07/02012 segundo informações.
Ainda não sabemos quando será a convenção do PSDB, partido do ex-prefeito João Dantas, que ainda não abtemos nenhuma informação legal para passarmos aos leitores do blog, mas em breve todos ficarão sabendo de todas as informações (prefeito, vice prefeito e vereadores), afinal de contas, em breve terá as convenções de todos os lados políticos.

Roubo de animais em Cuité de Mamanguape

No último domingo foi constatado um roubo de três vacas na cidade de Cuité de Mamanguape dos proprietários Marquito e Tião.
Os acusados pelo roubo foram: um tal de apontador, pelas informações, ele pode ser do Sitio Capinaçú, uma rapaz conhecido por Alexandre e Neve e um conhecido por Galego de Cuité de Mamanguape. Este último foi indicado como o mentor do roubo, que teria combinado tudo com os outros. Uma testemunha teria visto os três conversando em Cuité, mas não sabia do que se tratava, outra testemunha teria visto os acusados levando as vacas, e quando soube do roubo e de quem era os animais, comunicou o que teria visto.
Os donos começaram a juntar os fatoss e chegaram aos verddeiros acusados, informações de uma pessoa que nos repassou a reportagem foi que os proprietarios dos animais juntaram com outras pessoas e foram atrás dos bixos. Ao chegar bem cedo na casa do senhor conhecido por apontador, pegaram-no e fizeram ele contar quem foi os outros responsáveis pelo crime, como ele não queria dizer, começaram a bate-lo, até que ele confessou e disse quem realmente foi os responsáveis.
Os donos pegaram as vacas de volta e quando chegaram em Cuité foram atrás do Galego (no qual é conhecido como ladrão de bomba), mas não encontraram em casa. Informações de pessoas disseram que o tal de Alexandre foi quem veio bemcedo e avisou ao Galego o que estava acontecendo. Ambos estão desaparecidos, e o tal de apontador foi quem levou a pior.
Não foi constatado nenhuma denúncia a polícia militar, os donos dos sanimais agiram por conta própria, algo que acho errado, mas na maioria das vezes a polícia demora a agir e por isso as pessoas agem por conta própria.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Aluna escocês fez blog com críticas foi proibida de fotografar merenda

Aluna que fez blog com críticas é proibida de fotografar merenda. Martha Payne avaliava qualidade e quantidade de merenda e atraiu atenção internacional.
A menina escocesa de nove anos que provocou mudanças na alimentação de sua escola, depois do sucesso de um blog que avaliava a qualidade da merenda foi proibida de fotografar as refeições servidas. Martha Payne fez um blog que teve mais de 2 milhões de visitações em poucas semanas e acabou rendendo um tuíte de apoio do conhecido chef Jamie Oliver. Desde o dia 30 de abril, ela fotografava seus lanches com a permissão da escola e postava as fotos diariamente no blog chamado "Never Seconds",('Nunca repetir o prato', em tradução adaptada), com comentários e notas para a refeição.
Mas, na quinta-feira, a estudante informou pelo blog que foi chamada pela diretora da escola durante uma aula.
''Nesta manhã, (na aula de) matemática fui tirada da sala pela minha diretora e levada para a sala dela. Ela me falou que eu não poderia mais tirar fotos da minha merenda devido a uma manchete em um jornal de hoje', escreveu Martha em um post chamado 'Adeus'.
'Eu escrevo apenas no meu blog, não em jornais e estou triste por não ter mais a permissão para tirar as fotos. Vou sentir falta de dividir e avaliar minha merenda e também vou sentir falta (das fotos de) merendas que vocês me enviam.''

Decisão do conselho
A decisão pela proibição foi tomada pelo conselho municipal depois que o jornal escocês Daily Record publicou uma foto de Martha junto com o chef escocês Nick Nairn e a manchete 'Hora de demitir a merendeira'.
O blog foi estabelecido por Martha Payne com a ajuda de seu pai, Dave. Depois da proibição, ele postou uma explicação no blog.
'A escola de Martha tem sido brilhante e dado apoio desde o começo, eu gostaria de agradecer a todos eles.'
'Entrei em contato com o Conselho de Argyll e Bute (autoridade local) quando Martha me disse o que aconteceu hoje na escola e eles me disseram que foi decisão deles proibir as fotos de Martha', acrescentou.
'É uma vergonha que um blog que hoje conseguiu 2 milhões de acessos, que inspirou debates aqui e em outros países e levantou quase 2.000 libras (mais de R$ 6.000l) para caridade seja obrigado a acabar.'
O secretário de Educação da Escócia, Mike Russell, também criticou a proibição das fotos no blog de Martha.
Em sua conta no Twitter, Russel afirmou que a decisão foi 'tola e vou pedir que o diretor-executivo do Conselho que revogue isto'.
O Conselho de Argyll e Bute até o momento não respondeu à polêmica sobre o blog de Martha.
Mas, em uma declaração divulgada em maio, o conselho afirmou que 'nosso fornecimento de merendas segue os padrões nutricionais impostos no país.'
'Jovens escolhem a partir de pelo menos duas refeições e salada, verduras, iogurte e opções de queijo, disponíveis todos os dias.'

Realidade

De acordo com o blog de Martha Payne, a realidade das merendas não era exatamente como o conselho informou.
No começo do blog, as refeições, sempre em porções pequenas, incluíam pizza, hambúrgueres, frituras, poucas verduras e nenhuma fruta.
E, entre os aspectos avaliados pela menina, estavam a qualidade da comida, a quantidade de 'garfadas' em uma porção e o número de fios de cabelo encontrados.
Alertado por internautas sobre o projeto, o chef Jamie Oliver chegou a mandar uma mensagem para a menina através do Twitter: 'Blog chocante, mas inspirador. Continue! Com amor, Jamie'.
A repercussão do blog fez com que o Conselho Municipal de Argyll e Bute, na Escócia, se pronunciasse sobre o assunto e fizesse uma visita à escola da menina e a qualidade das refeições melhorou, mesmo que temporariamente, de acordo com o pai de Martha, Dave.
Pai e filha foram convidados para um encontro realizado pelo chef escocês Nick Nairn, autor de diversos livros e apresentador de programas de TV.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Campeonato de ruas edição 2012

O campeonato de ruas edição 2012 estará iniciando em breve, segundo previsões estabelecidas pelo secretário de esportes Euzenildo (Barrinha), deverá iniciar na primeira semana de julho.
O secretário esteve nesta quinta-feira (14/06) procurando Evandro editor do blog para providenciar a tabela de jogos. Evandro já deixou a tabela pronta, se caso seguir como planejado, o campeonato estará iniciando dia 07 de Julho, com período para termino no dia 15 de setembro do devido ano corrente. A tabela já ficou pronta com todos os jogos desde a primeira rodada, até a última ou encerramento, a única coisa que ainda vai ser feito, é analisar se está tudo em perfeita condições, realizar alguns reajustos, se necessário, para ser entregue nas mãos de Barrinha.
O blog estará realizando toda a cobertura de todos os jogos realizados e levando as informações a todos os leitores que acompanham, desde a classificação até outros fatos que ocorrem. Este ano pode ter duas fusão, chamado de Fusão I e Fusão II, visto que tem ruas que não completam um time e com isso, a união dessas ruas formarão essas duas equipes. Já observando todas as ruas, este ano quem pode ser grande favorito ao título é a rua Atanázio Beco, por ter uma elenco, do ponto de vista, mais equilibrado e mais forte.
Em breve o secretário de esportes estará fazendo os convites e reuniões referente ao inicio do campeonato e apresentando um novo regulamento. É importante que o regulamento seja bem feito, contendo todas as normas e condulta de participação para a realização de um campeonato bem organizado. Visto que ano passado o regulamento praticamente foi extinto por alguns representantes de ruas que modificaram e fizeram muitas exigências. O importante foi que o campeonato passado foi bem organizado, no qual tornou a rua Santa Brito como a grande campeã ano 2011, e certamente irá defender o título este ano.

Apresentação da quadrilha Estrela da Noite de Cuité de Mamanguape

Veja as fotos que marcaram a apresentação da tradicional quadrilha ARRAIA ESTRELA DA NOITE de Cuité de Mamanguape